quarta-feira, 28 de março de 2007

Aprender a viver no Quebec

"Aprender a viver no Québec" (Apprendre le Québec, em francês) é um guia fornecido pelo governo para auxiliar na sua chegada à província. Normalmente ele é entregue na entrevista, junto com o CSQ, mas nós não recebemos porque estava em falta... :(
Esse livreto tem informações muito úteis: que documentos levar, os primeiros passos a seguir ao chegar no Québec, escritórios de imigração, a busca por emprego, moradia etc.
O livro está disponível também online: http://www30.immigration-quebec.ca/

sábado, 24 de março de 2007

Sistema de pontuacao do Quebec

Além do processo Federal, o processo para o Québec também tem seu sistema de pontuação, embora não divulgado explicitamente na página.
Durante a entrevista, o(a) entrevistador(a) vai marcando numa planilha quantos pontos você está fazendo, de acordo com os documentos entregues, comprovando escolaridade, experiência profissional, etc. Alcançando os pontos exigidos, você é aprovado.
Nesa URL você pode consultar a pontuação, que inclui também uma avaliação subjetiva do entrevistador quanto ao seu nível de francês/inglês e quanto à sua adaptabilidade: http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=3&file=/I_0_2/I0_2R3_02.HTM

terça-feira, 20 de março de 2007

Vídeos em francês

Encontrei no YouTube vários vídeos legais para praticar o francês. São edições de um telejornal apresentado por Melissa Theuriau. Coloquei aqui um no qual ela está sendo entrevistada. Os outros podem ser encontrados com essa busca: http://www.youtube.com/results?search_query=melissa+theuriau&search=Search

O segundo encontro foi um sucesso


Novamente o encontro aconteceu, contamos com a presença de 26 pessoas, além de minha filha e os pimpolhos de Daniela (lindos eles falando francês). Como sugerido por nossos amigos Flávio e Donata, foram estipulados alguns temas para que o encontro dessa vez não ficasse muito solto. Então, falamos sobre as etapas do processo de imigração e a sua provável cidade de destino, além de outras dúvidas que iam surgindo no decorrer do encontro. Dessa vez estava presente mais um casal que já passou pela entrevista e está aguardado o pedido de exames médicos, assim como eu e Cláudio. Daniela está querendo reunir um número maior de pessoas para dar entrada no processo de imigração mais ou menos na mesma data para quem sabe assim, aumentar as chances da entrevista ser realizada aqui em Recife. Já deixamos nosso próximo encontro agendado para o dia 29 de abril no mesmo prédio, até lá estaremos confirmando.

segunda-feira, 19 de março de 2007

Cinema Apolo exibe festival de filmes franceses

Para quem quiser praticar o francês:

"O Cinema Apolo e o Consulado da França no Recife apresentam, pelo terceiro ano seguido, uma seleção de filmes de países de língua francesa - III Festival de Cinema Francófono, a partir desta segunda-feira (19). Durante três dias, serão exibidos nove longas-metragens, sendo oito inéditos no Recife e um reprise. As sessões têm entrada franca."

http://jc.uol.com.br/2007/03/18/not_134681.php

sexta-feira, 16 de março de 2007

Moradia no Canada

Onde morar quando chegar no Canadá? Não me refiro a qual cidade, mas a um apartamento ou casa.
Provavelmente, não teremos um apartamento alugado quando chegarmos lá. Então, uma possibilidade seria ficar num hotel barato. Outra possibilidade é ficar num Bed & Breakfast. São famílias que garantem uma renda extra alugando um quarto em suas casas. Um bom site para se pesquisar isso é o http://www.bbcanada.com/
O passo seguinte será alugar um apartamento (ou casa) e, depois de tudo estabilizado (vai levar um tempinho), comprar um cantinho nosso! :)
O site http://www.mls.ca/ possui milhares de casas e apartamentos tanto para vender como para alugar. É possível pesquisar por cidade, faixa de preço, tipo de moradia, etc. Vale a pena conferir.

terça-feira, 13 de março de 2007

Encontro da imigração para o Québec em Recife dia 18 de março

Pessoal de Recife,

Vamos ter outro encontro no dia 18 de março!
Dessa vez, será no salão de festas do Edifício Solar do Cuyambuca, na Rua Amaro Bezerra, no Derby (por trás do Portal do Derby) às 15 horas. Quem quiser ir, deve levar um refrigerante e algo para petiscar.
Compareçam!

segunda-feira, 12 de março de 2007

Chegou a carta de abertura do processo!


Mais um passo no nosso processo de imigração: chegou a carta do Consulado indicando a abertura do processo! Agora é "só" aguardar de 4 a 6 meses pelo pedido de exames médicos...
Ela vem com um comprovante do pagamento das taxas e indica o número do processo, que pode ser acompanhado no e-Cas.
A carta foi enviada dia 1º de março e só chegou hoje, 11 dias depois!

sábado, 10 de março de 2007

Curso de idiomas (inglês ou francês) para imigrantes

O governo oferece cursos gratuitos de idiomas (e, em alguns casos, como no Québec, até paga para você estudar francês) para os imigrantes se aperfeiçoarem.
Para quem vai com filhos, em alguns centros há creches gratuitas enquanto você assiste as aulas.
Essas informações podem ser encontradas em http://www.cic.gc.ca/english/newcomer/welcome/wel-22e.html

quinta-feira, 8 de março de 2007

Service Canada

Mais um site muito interessante do governo, que reúne diversas informações em um único lugar. Empregos, impostos, habitação, documentos...
Você sabia que há um benefício no Canadá que paga um valor por cada filho que você tem, dependendo de sua renda? É mais ou menos algo como o salário-família pago pelo governo aqui. Porém, ao invés de pagar apenas uma miséria (cerca de R$ 15,00) e só para quem ganha uma miséria (menos de 2 salários mínimos, se não me falha a memória), no Canadá nós receberíamos cerca de CDN$ 310,00 por mês. Entre outras coisas, no site é possível calcular quanto você receberia.
http://www.servicecanada.gc.ca/

segunda-feira, 5 de março de 2007

Guia do governo para os recém-chegados ao Canadá

Um guia do governo canadense para os recém-chegados ao Canadá: http://www.cic.gc.ca/english/newcomer/guide/section-01.html

O guia trata dos procedimentos desde antes de sua saída do país de origem, com relação a documentação, passando pelo clima do Canadá, orientações para a chegada, escritórios de auxílio aos imigrantes, procura de empregos, e muito mais.

sábado, 3 de março de 2007

Chegou o AR (aviso de recebimento) dos correios


Recebemos nessa sexta o aviso de recebimento dos Correios indicando que o Consulado recebeu a correspondência (o que já sabíamos, pois acompanhamos o número do registro pela Internet ;))

Esperamos receber nesses próximos dias a carta de abertura do processo :)

quinta-feira, 1 de março de 2007

Tabela de equivalência de estudos Brasil-Québec

Esse é o link de uma tabela muito interessante que relaciona os diplomas obtidos no Brasil com os correspondentes no sistema de ensino do Québec. Essa tabela é válida para efeitos de imigração. http://www.form.services.micc.gouv.qc.ca/epi/pdf/fr/diplome-bresilien.pdf