quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Primeira visita e a vitória contra o bicho-papão, a carteira G

Finalmente mais um tempinho para o nosso blog. O nosso tempo agora mais corrido, o verão quase que se despendindo, mas ainda sentimos seus últimos suspiros já que ainda experimentamos temperaturas de 24 graus. Agora com a visita da mãe de Cláudio aqui vamos nos aproveitar ainda essas temperaturas que estão aos poucos nos dando adeus... passeios e mais passeios. Bom, a sogra por enquanto estranhando apenas as temperaturas (achando frio) e a comida.

Cláudio há cerca de um mês enfrentou a retirada da carteira G (o "bicho-papão") e passou :). Aqui em Ontario existem as carteiras G1, G2 e G. A G1 é a carteira iniciante, e é retirada fazendo apenas a prova teórica. Com essa carteira você também pode dirigir, mas só acompanhada de uma pessoa que tenha a carteira G e com mais de 4 anos de experiência. Essa foi a que resolvi enfrentar, mas só posso retirar a G2 depois de 1 ano que esteja com a G1, isso porque nunca tive carteira de motorista no Brasil. A carteira G2 é a intermediária, com ela você pode dirigir sozinho, mas tem que ter 0% de álcool e há algumas restrições para menores de 20 anos. Depois que você retirar a G1, terá até cinco anos para chegar até a categoria G. A prova de direção para conseguir a G2 é bem simples e basicamente o examinador só quer saber se você sabe dirigir. A carteira G é uma carteira sem restrições, a prova já é bem mais rigorosa e nela muita gente reprova. Acredito que isso aconteça com freqüência porque muita gente chega aqui achando que vai passar simplesmente por saber dirigir no Brasil e não faz nenhuma aula de direção. Segundo Cláudio, eles realmente olham tudo e vão marcando cada erro, são bastante rigorosos, mas se você se preparar bem consegue passar. Ele particularmente fez 3 aulas antes e uma no dia antes da prova. Outra vantagem da carteira G é que o seguro de carro é mais barato que a G2, mas isso não quer dizer que estamos pretendendo comprar nosso carro nesse momento.

Bom, uma outra coisa boa da carteira G é que estamos conseguindo alugar carro aqui por 1 dólar! rsrsrs... isso mesmo, os carros só são liberados para quem tem a carteira G. Uma empresa de propagandas está oferecendo esse serviço, são carros novos e as propagandas são tão "discretas" no carro que você não consegue perdê-los nunca.

Para aproveitar sua experiência como motorista no Brasil em Ontario, você precisa trazer sua carteira de motorista dentro da validade, traduzi-la num tradutor juramentado (ou trazer a carteira internacional), imprimir uma página do Denatran ou do DETRAN do seu estado confirmando que sua carteira está válida, e pegar uma carta no Consulado do Brasil atestando a validade da mesma. Levando isso ao Service Ontario, sua experiência vai ser contabilizada e você será isentado do tempo de espera entre as categorias, podendo fazer diretamente a prova para tirar a carteira G assim que conseguir a G1.