Nossa entrevista aconteceu dia 12 de dezembro de 2006 às 11 horas no Hotel Mercure Metrópolis. Provavelmente, demorou tanto (quase 9 meses depois do envio da documentação) porque estavam juntando pessoas para realizar a entrevista em Recife. Melhor assim! :)
Nossa entrevista foi com Mme Soraia Tandel, que já chegou falando francês. Não havíamos assistido à palestra da semana anterior, onde ela pediu para deixar os filhos em casa (não levar para a entrevista), então levamos nossa pequena, que aperreou um bocadinho. O que tínhamos na cabeça ainda eram as palestras do Roch, que dizia que, apesar de não ser necessário, eles adorariam que levássemos os filhos!A entrevista transcorreu como se ela nada soubesse sobre nosso dossiê, então perguntou diversas coisas que já estavam no formulário enviado para a Argentina e pedindo a comprovação correspondente: diplomas, carteira de trabalho etc. Certamente isso é para avaliar o francês.
Estávamos um pouco nervosos devido aos depoimentos de quem foi para a palestra e principalmente Elaine, que tem um francês um pouco mais fraco e estava preocupada com o fato de Natália estar inquieta. Após fazer uma ou duas perguntas em francês, Mme Soraia decidiu facilitar a vida dela e continuou as perguntas em português.
Enquanto fazia as perguntas e analisava a documentação, ela ia preenchendo no computador uma avaliação que, ao final, indicaria se nós seríamos ou não selecionados pelo Québec. Felizmente, ao final da entrevista, a resposta positiva: "Parabéns, vocês foram selecionados pelo Québec!". O CSQ é impresso e assinado na hora e você já sai com ele. Ela pede também para assinar uma declaração afirmando que você terá a quantia mínima exigida pelo governo para imigrar.
Mme Soraia foi bastante simpática e cordial durante a entrevista, contrariando as expectativas que tínhamos por conta dos depoimentos de quem foi à palestra (ufa!). Um casal amigo nosso gravou a palestra e nós ouvimos depois, e o que percebemos é que ela apenas não tem a mesma paciência de Roch para responder perguntas tolas e de quem não prestou atenção na palestra, perguntando coisas que já haviam sido ditas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário