domingo, 11 de fevereiro de 2007

Entrevista de Seleção do Quebec

Eu, Elaine e Natália aguardando a chamada para a entrevista

Nossa entrevista aconteceu dia 12 de dezembro de 2006 às 11 horas no Hotel Mercure Metrópolis. Provavelmente, demorou tanto (quase 9 meses depois do envio da documentação) porque estavam juntando pessoas para realizar a entrevista em Recife. Melhor assim! :)
Nossa entrevista foi com Mme Soraia Tandel, que já chegou falando francês. Não havíamos assistido à palestra da semana anterior, onde ela pediu para deixar os filhos em casa (não levar para a entrevista), então levamos nossa pequena, que aperreou um bocadinho. O que tínhamos na cabeça ainda eram as palestras do Roch, que dizia que, apesar de não ser necessário, eles adorariam que levássemos os filhos!
A entrevista transcorreu como se ela nada soubesse sobre nosso dossiê, então perguntou diversas coisas que já estavam no formulário enviado para a Argentina e pedindo a comprovação correspondente: diplomas, carteira de trabalho etc. Certamente isso é para avaliar o francês.
Estávamos um pouco nervosos devido aos depoimentos de quem foi para a palestra e principalmente Elaine, que tem um francês um pouco mais fraco e estava preocupada com o fato de Natália estar inquieta. Após fazer uma ou duas perguntas em francês, Mme Soraia decidiu facilitar a vida dela e continuou as perguntas em português.
Enquanto fazia as perguntas e analisava a documentação, ela ia preenchendo no computador uma avaliação que, ao final, indicaria se nós seríamos ou não selecionados pelo Québec. Felizmente, ao final da entrevista, a resposta positiva: "Parabéns, vocês foram selecionados pelo Québec!". O CSQ é impresso e assinado na hora e você já sai com ele. Ela pede também para assinar uma declaração afirmando que você terá a quantia mínima exigida pelo governo para imigrar.
Mme Soraia foi bastante simpática e cordial durante a entrevista, contrariando as expectativas que tínhamos por conta dos depoimentos de quem foi à palestra (ufa!). Um casal amigo nosso gravou a palestra e nós ouvimos depois, e o que percebemos é que ela apenas não tem a mesma paciência de Roch para responder perguntas tolas e de quem não prestou atenção na palestra, perguntando coisas que já haviam sido ditas.

Nenhum comentário: