quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Sua família está preparada para uma emergência?

Achamos um link muito interessante do governo Canadense.
Sua família está preparada para uma catástrofe (tempestade de neve, enchente, blackouts)?
Como agir? O que deve estar preparado para essas ocasiões?
Claro que ninguém vai para lá pensando em desastres naturais :) Mas vale a leitura!
O site ensina o que deve compor um kit de sobrevivência para se ter em casa ou para levar no carro, por exemplo. Visitem http://getprepared.ca/

terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Ferramenta de avaliação on-line - processo federal

Para quem não quer ir especificamente para a província do Québec e pretende fazer o processo federal, existe também um teste on-line para saber se você pode imigrar como skilled worker: http://www.cic.gc.ca/english/skilled/assess/index.html

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Custos da imigração

Muitas pessoas me perguntam quanto se gasta em taxas com o processo de imigração, então, resolvi postar aqui essa tabela referente ao processo do Québec:







1 Adulto2 Adultos2 Adultos e 1 criança
Taxa Québec $390.00 $540.00 $690.00
Taxa Federal $550.00 $1100.00 $1250.00
Taxa de emissão do visto $490.00 $980.00 $980.00
TOTAL CDN$ $1430.00 $2620.00 $2920.00


Lembrando que esses valores são referentes apenas às taxas, não incluindo o valor mínimo que você tem que apresentar na conta, nem o pagamento de passagens, taxas de passaporte, Sedex, exames médicos etc.

domingo, 25 de fevereiro de 2007

O Encontro foi massa


O encontro hoje foi um sucesso, totalizando 15 pessoas considerando nossa bebê :). Teve duração de cerca de 3horas, onde podemos nos conhecer melhor e trocar informações. Eu e Cláudio somos os únicos que já demos entrada no processo, mas algumas pessoas já tem datas previstas para fazer isso, estão querendo juntar um grupo para quem sabe assim, a entrevista ser realizada aqui em Recife. Já deixamos um próximo encontro marcado para o dia 18 de março, pois a nossa meta agora é realizar um encontro mensal.

Avaliação preliminar de qualificação para imigrar para o Québec

Será que você preenche os requisitos para imigrar para o Québec? Você pode fazer o teste online no site de imigração, que lhe dá a resposta na hora.
Atenção: segundo informações de Soraia Tandel na última palestra, essa ferramenta não está devidamente calibrada para candidatos com mais de 35 anos.
Avaliação em francês: http://206.162.174.213/dpi/index.jsp?languageCode=fr
Avaliação em inglês: http://206.162.174.213/dpi/index.jsp?languageCode=en

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Começaram a ser marcadas as palestras do Québec em 2007

Vimos hoje que começaram a marcar as próximas palestras (pelo menos já tem a previsão do mês) :)
Aqui em Recife, vai ser em junho. Não duvido que haja também entrevistas aqui nessa época, portanto, quem estiver para enviar seus documentos, acelere!
É possível se inscrever nas palestras nesse site: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/buenos-aires/palestras/index.asp
Quando as datas e horas forem marcadas, os inscritos receberão emails informando.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Encontro em Recife dia 25 de fevereiro

Estamos com um encontro marcado na comunidade "Recifenses indo para Quebec" do Orkut, no dia 25 de fevereiro (domingo), às 15 horas, napraça de alimentação nova do Shopping Boa Vista. Apareçam! Se precisarem de ajuda para encontrar o grupo, entrem em contato comigo por email para obter meu número de celular.

Nossa documentação chegou no consulado!



Hoje, nossa documentação da parte federal do processo chegou em São Paulo! Agora é só aguardar a abertura do processo por parte do Consulado.

Mais uma dica: apesar de a maioria das pessoas enviarem os documentos para SP via Sedex, decidimos mandar a documentação via carta registrada mesmo, com aviso de recebimento. Custa muito menos e demora só 2 ou 3 dias a mais para chegar! Pagamos R$ 7,20 por um serviço que custaria cerca de R$ 35,00 se fosse enviado via Sedex (considerando que mandamos de Recife), para ganhar 2 ou 3 dias úteis (e olhe lá se íamos ganhar, pois o Consulado demora a abrir o processo). A segurança contra extravios, desde que você solicite que seja registrada e com aviso de recebimento, não deve ser menor que a de um Sedex.

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Timeline

Nossa timeline atual do processo:

  • 21/03/2006: Envio de documentos para Buenos Aires
  • 31/03/2006: Confirmação por Buenos Aires do recebimento do dossiê e do pagamento
  • 31/10/2006: Recebimento da convocação para a entrevista
  • 12/12/2006: Entrevista em Recife
  • 13/02/2007: Envio dos documentos da etapa Federal

Esperamos receber o pedido de exames médicos em cerca de 4 meses. Nossa intenção é ir por volta de abril de 2008!

terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Documentos a caminho do Consulado!

Hoje (13/02) finalmente conseguimos as fotos para mandar para o Consulado!
Agora é só esperar pelo pedido de exames médicos, que parece estar levando cerca de 4 meses.
Foi difícil de conseguir, hein... fomos lá na segunda, mas o tal carinha que é o único que sabe fazer as fotos no tamanho certo já tinha largado (apesar de terem dito no dia anterior que ele estaria lá até as 20h e termos chegado às 19:20). Pedimos então, para evitar essa situação, que batessem as fotos e ele as editaria no dia seguinte, para depois buscarmos, e assim foi feito.

Porém, quando ligamos para lá hoje, eles informram que só as minhas ficaram prontas e que as fotos de Elaine e de Natália haviam se perdido (!!!), mas que o funcionário estava lá e poderíamos bater novamente as fotos e pegar em 15 minutos. Assim, finalmente completamos a documentação e enviamos :)

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Tentativa frustrada de enviar a documentação...

Fomos ao Tacaruna ontem para tirar as fotos 3,5 x 4,5 e enviar pelos Correios mas não conseguimos :(
Na Canada Color (a única que conseguimos encontrar que faz esse tipo de foto, graças a indicação de um amigo), parece que só tem uma pessoa que consegue fazer as fotos nesse tamanho e ele não estava lá. Vamos fazer uma nova tentativa hoje à noite, quando ele deverá estar.
Então fica a dica pra quem mora em Recife: fotos 3,5 x 4,5 você pode fazer na Canada Color do Shopping Tacaruna e é bom se informar para saber se a pessoa está lá antes de ir!
Se alguém souber outro lugar que faça tais fotos, por favor coloquem nos comentários! A informação não vai mais servir para nós, mas servirá para outras pessoas da cidade.

domingo, 11 de fevereiro de 2007

Entrevista de Seleção do Quebec

Eu, Elaine e Natália aguardando a chamada para a entrevista

Nossa entrevista aconteceu dia 12 de dezembro de 2006 às 11 horas no Hotel Mercure Metrópolis. Provavelmente, demorou tanto (quase 9 meses depois do envio da documentação) porque estavam juntando pessoas para realizar a entrevista em Recife. Melhor assim! :)
Nossa entrevista foi com Mme Soraia Tandel, que já chegou falando francês. Não havíamos assistido à palestra da semana anterior, onde ela pediu para deixar os filhos em casa (não levar para a entrevista), então levamos nossa pequena, que aperreou um bocadinho. O que tínhamos na cabeça ainda eram as palestras do Roch, que dizia que, apesar de não ser necessário, eles adorariam que levássemos os filhos!
A entrevista transcorreu como se ela nada soubesse sobre nosso dossiê, então perguntou diversas coisas que já estavam no formulário enviado para a Argentina e pedindo a comprovação correspondente: diplomas, carteira de trabalho etc. Certamente isso é para avaliar o francês.
Estávamos um pouco nervosos devido aos depoimentos de quem foi para a palestra e principalmente Elaine, que tem um francês um pouco mais fraco e estava preocupada com o fato de Natália estar inquieta. Após fazer uma ou duas perguntas em francês, Mme Soraia decidiu facilitar a vida dela e continuou as perguntas em português.
Enquanto fazia as perguntas e analisava a documentação, ela ia preenchendo no computador uma avaliação que, ao final, indicaria se nós seríamos ou não selecionados pelo Québec. Felizmente, ao final da entrevista, a resposta positiva: "Parabéns, vocês foram selecionados pelo Québec!". O CSQ é impresso e assinado na hora e você já sai com ele. Ela pede também para assinar uma declaração afirmando que você terá a quantia mínima exigida pelo governo para imigrar.
Mme Soraia foi bastante simpática e cordial durante a entrevista, contrariando as expectativas que tínhamos por conta dos depoimentos de quem foi à palestra (ufa!). Um casal amigo nosso gravou a palestra e nós ouvimos depois, e o que percebemos é que ela apenas não tem a mesma paciência de Roch para responder perguntas tolas e de quem não prestou atenção na palestra, perguntando coisas que já haviam sido ditas.

Minhas impressões sobre o Canadá


= n /¿ vg5;'[;67;5666666666666666[6655t/[[[//////////////////////// c]sx/////////////////////d}["Ty ,mn bbbbbbbbbbbbmmmmmmmmmmmmmm?? {^%${$43XXxx

sábado, 10 de fevereiro de 2007

Simbora pro Canadá!

Meu nome é Elaine e esse é o primeiro post do nosso blog "Simbora pro Canadá".
Meu marido (Cláudio) já há alguns anos conversava comigo sobre ir morar fora do país. Na época, o destino seria a Austrália. No início, não gostava da idéia, até ir a um encontro de usuários daqui de Recife do grupo "canadaimigration", que pretendiam imigrar para o Canadá, em agosto de 2005.
Gostamos muito do encontro e, a partir daí, aceitei a idéia de morar fora, mas no Canadá. Desde então, começamos a pesquisar e nos preparar para essa empreitada. Agora que estamos prestes a dar entrada na parte federal do processo de imigração para o Québec, decidimos inaugurar nosso blog para compartilhar notícias sobre o andamento do processo, novidades, informações úteis, links interessantes etc.