quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Primeira visita e a vitória contra o bicho-papão, a carteira G

Finalmente mais um tempinho para o nosso blog. O nosso tempo agora mais corrido, o verão quase que se despendindo, mas ainda sentimos seus últimos suspiros já que ainda experimentamos temperaturas de 24 graus. Agora com a visita da mãe de Cláudio aqui vamos nos aproveitar ainda essas temperaturas que estão aos poucos nos dando adeus... passeios e mais passeios. Bom, a sogra por enquanto estranhando apenas as temperaturas (achando frio) e a comida.

Cláudio há cerca de um mês enfrentou a retirada da carteira G (o "bicho-papão") e passou :). Aqui em Ontario existem as carteiras G1, G2 e G. A G1 é a carteira iniciante, e é retirada fazendo apenas a prova teórica. Com essa carteira você também pode dirigir, mas só acompanhada de uma pessoa que tenha a carteira G e com mais de 4 anos de experiência. Essa foi a que resolvi enfrentar, mas só posso retirar a G2 depois de 1 ano que esteja com a G1, isso porque nunca tive carteira de motorista no Brasil. A carteira G2 é a intermediária, com ela você pode dirigir sozinho, mas tem que ter 0% de álcool e há algumas restrições para menores de 20 anos. Depois que você retirar a G1, terá até cinco anos para chegar até a categoria G. A prova de direção para conseguir a G2 é bem simples e basicamente o examinador só quer saber se você sabe dirigir. A carteira G é uma carteira sem restrições, a prova já é bem mais rigorosa e nela muita gente reprova. Acredito que isso aconteça com freqüência porque muita gente chega aqui achando que vai passar simplesmente por saber dirigir no Brasil e não faz nenhuma aula de direção. Segundo Cláudio, eles realmente olham tudo e vão marcando cada erro, são bastante rigorosos, mas se você se preparar bem consegue passar. Ele particularmente fez 3 aulas antes e uma no dia antes da prova. Outra vantagem da carteira G é que o seguro de carro é mais barato que a G2, mas isso não quer dizer que estamos pretendendo comprar nosso carro nesse momento.

Bom, uma outra coisa boa da carteira G é que estamos conseguindo alugar carro aqui por 1 dólar! rsrsrs... isso mesmo, os carros só são liberados para quem tem a carteira G. Uma empresa de propagandas está oferecendo esse serviço, são carros novos e as propagandas são tão "discretas" no carro que você não consegue perdê-los nunca.

Para aproveitar sua experiência como motorista no Brasil em Ontario, você precisa trazer sua carteira de motorista dentro da validade, traduzi-la num tradutor juramentado (ou trazer a carteira internacional), imprimir uma página do Denatran ou do DETRAN do seu estado confirmando que sua carteira está válida, e pegar uma carta no Consulado do Brasil atestando a validade da mesma. Levando isso ao Service Ontario, sua experiência vai ser contabilizada e você será isentado do tempo de espera entre as categorias, podendo fazer diretamente a prova para tirar a carteira G assim que conseguir a G1.

7 comentários:

:= disse...

conta melhor essa historia de alugar carro por 1 dolar.
e parabens por ter passado! Eu ainda nao me animei a tirar a minha g.
bjs

Fernando e Silvia disse...

Oi Eliane. Muito boa sua dica hein! Logo estarão motorizados.
Um abraço,
Silvia

Ju disse...

Agora estou com medo do meu road test!! Estava pensando em tentar sem fazer nenhuma aula, mas agora acho que vou dar uma pesquisada melhor...seria muito pedir um post explicando a prova? =)

Abraços,
Ju

Taís Jacques disse...

Parabéns para vcs Eliane, que bom que seu marido coneguiu essa tão famosa carteira G (como vc falou um bicho-papão). Só gostaría de saber uma coisa, qto tempo no mínimo tem que ficar com a carteira G2 p/ tirar a G???, no caso, claro de quem não tem carteira aqui no Brasil... E para quem tem, mas faz muito tempo que não dirige aqui, achas que deve fazer uma aulas aqui antes de ir, ou deixa p/ fazer tudo aí...

bjs

Taís Jacques

Anônimo disse...

Olá, tudo bem ?

Estou aqui para dizer que estamos com um novo endereço. O "antigo" canadabrasileiro.wordpress.com deu lugar agora ao www.canadabrasileiro.com

Você como meu parceiro, peço gentilmente que altere minha URL de sua lista.

Também peço que veja nosso site, e confira se seu endereço está tudo ok na minha lista, se há algo que eu possa alterar, etc.

Qualquer coisa, por favor, me escreva.
É um prazer ter você na minha lista de parceiros!!
=)

att.

Tiago Souza
Canadá Brasileiro.com

Anônimo disse...

Olá, tudo bem ?

Estou aqui para dizer que estamos com um novo endereço. O "antigo" canadabrasileiro.wordpress.com deu lugar agora ao www.canadabrasileiro.com

Você como meu parceiro, peço gentilmente que altere minha URL de sua lista.

Também peço que veja nosso site, e confira se seu endereço está tudo ok na minha lista, se há algo que eu possa alterar, etc.

Qualquer coisa, por favor, me escreva.
É um prazer ter você na minha lista de parceiros!!
=)

att.

Tiago Souza
Canadá Brasileiro.com

Cláudio disse...

Ju: Já vi pelo seu blog que você tirou a sua carteira G. Parabéns!

Taís: O tempo mínimo entre a G2 e a G é de 1 ano. Acho que deve fazer as aulas aqui, mesmo pra quem tem experiência e dirige com freqüência no Brasil, pois o que pega são as regras diferentes daqui e as dicas do que o avaliador vai observar na prova.