quinta-feira, 29 de março de 2012

A volta do e-cas - processo de cidadania

Ainda não foi dessa vez que nos livramos dele!
Demos entrada em nosso processo de cidadania há pouco menos de 1 ano e o acompanhamento também é feito através do famigerado e-Cas. Já fizemos o teste, há pouco mais de 2 semanas (como se pode ver pela imagem), que foi bem tranquilo.
Chegando no escritório de imigração, ficamos esperando com algumas outras pessoas até nosso nome ser chamado. Lá, conferiram todos os originais dos documentos que enviamos, além dos passaportes para conferir as datas de entrada e saída do país, para comprovação de que estivemos no Canadá pelo tempo necessário (1095 dias nos últimos 4 anos). O funcionário também bate um papo com você para verificar seu nível de entendimento de inglês, que é um requisito para se tornar cidadão.
Depois seguimos para a sala do teste. Meia hora para responder 20 perguntas de conhecimentos gerais sobre o Canadá. Quem não passar no teste recebe, após algum tempo, uma carta convidando a fazer uma entrevista com um juiz de cidadania, que irá verificar oralmente os conhecimentos do aplicante (uma espécie de segunda chance). Se não passar na entrevista com o juiz, então terá que iniciar todo o processo novamente. Não tivemos dificuldade com o teste e estamos bem confiantes de que passamos (é necessário acertar pelo menos 15 questões)!
Agora é só aguardar a carta convocando para a cerimônia!

3 comentários:

Sergio disse...

Parabens Claudio.
E agora lá vamos nós.

Carla disse...

Olá Cláudio!

Acabei de mudar-me para St. Catharines, estou estudando no Niagara College e estou caçando brasileiros que morem por aqui!

Pelo visto não somos muitos, é isso?

Se puderem, enviem-me um email. Adoraria conhecer um pouco melhor a experiência de vocês aqui na cidade!

Abs,
Carla

Cláudio disse...

Oi Carla!

Até que tem um bocado de brasileiros aqui na região! Vai ser um prazer ter mais uma!
Mas vc esqueceu de nos dar seu email. Manda outro comentario com seu email (a gente não publica) ou então escreve pra simboraprocanada@gmail.com