terça-feira, 10 de março de 2009

Acampando para o Toronto FUN



O acampamento

Certo dia, no ano passado, eu e Elaine vimos um pessoal "acampando" na frente do North York Civic Centre. Várias cadeiras armadas na calçada, formando uma fila na entrada, de pessoas bem agasalhadas e com mantimentos, claramente para passar a noite ali (detalhe, no frio). Uma cena típica daqueles shows internacionais que acontecem uma vez na vida no Brasil e as pessoas dormem na fila para comprar um ingresso. Ficamos pensando "o que é que vai acontecer de tão grandioso pra esse pessoal ficar plantado aí, que nem estamos sabendo?", mas também não nos animamos a perguntar.

O evento

Bom, acontece que, de 3 em 3 meses, temos inscrições para o Toronto FUN, que consiste em várias atividades (cursos, esportes etc) promovidas e subsidiadas pela prefeitura. Essas atividades tem um valor bastante acessível, em muitos casos sendo até de graça. Cursos particulares equivalentes custam 10 vezes mais (ou mais) que o preço de alguns cursos do programa (quando não é grátis). Ia inscrever Natália em alguma coisa na edição de dezembro, assim como umas aulas de patinação pra mim mas, por esquecimento, acabei perdendo o prazo. Anotei o prazo das próximas inscrições (10 de março) e cuidei para que não esquecesse de novo.
Ontem, voltando do trabalho, vi novamente a turma acampando na frente do NYCC, novamente fiquei pensando "o que danado esse pessoal está fazendo aí?" e me deu um clique... "putz, é amanhã, o primeiro dia de inscrições do Toronto FUN!".

Passar a noite na fila?

É isso aí. Você pode se inscrever no programa pela Internet, por telefone, correio, fax ou pessoalmente. E parece que algumas pessoas preferem se inscrever "à moda antiga"... será que é porque não sabem usar ou não possuem computador/Internet? Mas e quanto ao telefone? O que as leva a dormir no relento a -3 graus? O próprio guia cita vantagens e desvantagens de cada meio de inscrição. Entre as desvantagens da inscrição em pessoa, citam as longas filas e o fato de que você ser o primeiro da fila não garante que vai conseguir vaga no programa desejado (afinal, você está competindo com pessoas que vão se inscrever em outros locais, telefone e Internet). Como desvantagem da Internet, a que mais chama a atenção é que "o site pode apresentar instabilidade nas primeiras horas de inscrição devido ao volume de acessos", e por telefone "risco das linhas estarem sobrecarregadas dando sinal de ocupado". Será que a procura é tão grande assim? Imagino que a procura maior seja pelos programas nos fins de semana e nos melhores locais.

Tirando a prova

Eu, logicamente, não ia me prestar a um papel desses de dormir na fila, além de que já tinha tudo pronto para fazê-lo pela Internet (você precisa solicitar uma senha na prefeitura). Testei o site ontem à noite e tudo perfeito, super rápido, naveguei um pouco e já sabia como fazer no dia seguinte. As inscrições começariam às 7 da manhã, horário em que costumamos acordar todos os dias. Então o negócio era acordar 5 minutos antes e ligar o computador. Eis que acesso o site às 6:58 e estava dando fora do ar, erro do servidor, etc etc... Parecia então que o pessoal da fila sabia o que estava fazendo, certo? Errado! Alguns "Refresh" depois, às 7 da manhã em ponto, o site volta a funcionar perfeitamente. Em poucos cliques, às 7:01, inscrevi Natália na primeira das 3 opções que havia elencado para tentar. Enquanto isso, o primeiro da fila lá na rua ainda nem devia ter chegado no balcão...

Nem tudo são flores

Conforme sugestão de Elaine, acessei de novo o site 15 minutos depois, só pra testar o funcionamento. Novamente fora do ar ("erro 404" pra quem é da área), dessa vez por cerca de 5 minutos. Às 7:20, quando consegui acessar novamente, as vagas para as duas primeiras opções de programa que escolhemos já haviam acabado!

Moral da história

Não é nenhum bicho de sete cabeças conseguir uma vaga num programa legal (nesse exato momento, há muitas disponíveis), mas se você quer num lugar específico um dos programas mais concorridos, é bom estar na frente do micro, com tudo pronto (códigos das atividades escolhidas) às 7h. Muito mais vantajoso do que dormir na fila. E olha que nem precisei tentar a inscrição pelo telefone (caso o site falhasse definitivamente)! O Toronto FUN tem muita coisa legal. Vou tentar escrever mais sobre ele posteriormente.

3 comentários:

Anônimo disse...

Bacana esse programa com cursos e coisas e tal... È tudo é mais facil pela internet, mas a pergunta que ficou no ar: pq as pessoas dormem na fila?.
Este é o meu primeiro comentário em seu blog.Fiquei sabendo dele atra´ves de uma procura na internet sobre o Canadá e agora sempre que posso do uma lida nas coisas qeu vc posta,pq estou pensando em estudar alguns meses por ai.
Até mais

:= disse...

e depois dizem que brasileiro eh que gosta de fila. Eu ja vi essa fila varias vezes e fiquei de boca aberta. Como tudo nesta cidade, nao sei se tem gente demais ou oferta de menos.
em sao paulo vi algo curioso em um Domingo no shopping. Eu precisava ir a uma operadora de celular e passei em frente a loja para ver se ja estava aberta, pois resolvi chegar bem cedo justamente para nao esperar horas na fila como sempre acontecia.
a loja abridia as 14 horas, mas as 13:40 ja tinha quase 10 pessoas formando fila em frente a loja. Contrariada, entrei na fila tb mas achei um absurdo!
bjs

Sweet Canadian Life disse...

Nossa, legal esses programas!
Adoramos voces terem vindo em casa para um cafe da tarde!
Bjs,
De