terça-feira, 13 de outubro de 2009

This year it's a different flu season


Há pouco mais de 1 mês, recebemos um folheto informativo do governo de Ontário sobre a "temporada da gripe", que começa agora no outono com a queda das temperaturas, que favorece a disseminação do vírus.
O título do panfleto é "This year it's a different flu season" ("Esse ano é uma temporada de gripe diferente"), logicamente fazendo menção ao surgimento da gripe suína. Ele vem com várias informações que podem parecer óbvias, mas se todos seguirem, os efeitos e o número de casos serão minimizados. O conhecimento é que faz toda a diferença. Em todo lugar que passamos (hall do prédio, bibliotecas, shoppings etc) sempre há álcool em gel disponível na entrada. Na creche de Natália, a partir de hoje, é obrigatório que todas as crianças lavem as mãos ao chegar. Muito legal isso para tentar prevenir a disseminação, pois creches e escolas são grandes focos: uma criança pega de outra, passa pros pais, e assim vai...
Este site do governo do Canadá atualiza o número de mortes por gripe suína no país a cada 2 semanas (79, no momento em que escrevo esse post). Vamos ver como estará ao fim do inverno para saber o quão bem-sucedido terá sido o cuidado com a gripe por aqui. Da última vez que me informei, no Brasil, eram mais de 700 mortes.
A vacina contra a gripe suína (H1N1) está programada para chegar por aqui em novembro.

5 comentários:

Analu disse...

Olá Cláudio, dei uma olhada no seu blog e tenho algumas dúvidas, se puder me ajudar agradeço muito.
Eu e meu marido iremos imigrar para o Canadá no final deste mês e o mesmo que ocorreu com vocês aconteceu com a gente. Nós fizemos o processo de imigração via Quebec, porém temos uma ótima oportunidade de morarmos em Toronto.
Vocês chegaram direto no aeroporto de Toronto e fizeram a imigração por lá? Nem foi necessário passar pela província de Quebec? E quanto ao SIN e ao seguro de saúde? Também obtiveram direto por Toronto?
Obrigada pela ajuda, meu e-mail é ana.primi@gmail.com.

Mariana disse...

Este ano a coisa esta mesmo diferente por aqui. Estou esperando a vacina chegar e enquanto isso vou acompanhando a vacinação americana pra ter certeza de que é seguro, rs.

bj

Sweet Canadian Life disse...

Oi Claudio,
A vacina chegou, junto com um monte de controversias e boatos de conspiracao... A vacina do Canada e' diferente, pois tem um booster the vitamina D... Isso esta' deixando muita gente assustada...
Mas apesar de tudo, vacinar e' importante, ne'?
Beijos,
Denise

Mariana disse...

Hoje nós demos a segunda dose na Luisa. O Edu e a Helena se livraram!!! bj

Cláudio disse...

Pois é, Marilena, já Natália ficou decepcionada porque não pode tomar a segunda dose, tadinha.
Incrível mas ela gosta disso e estava ansiosa por essa vacina :P