sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Taxa de homicídios em Toronto caindo

Anteontem, vi a notícia no jornal de que a taxa de homicídios de Toronto vem caindo desde 2007, quando teve "absurdos" 84 homicídios. Em 2008, esse número caiu para 72 e em 2009, até o dia da reportagem, estava em 54. A 3 semanas do fim do ano, tudo indica que haverá uma queda expressiva com relação ao ano anterior.
Interessante como os canadenses vêem Toronto muitas vezes como uma cidade perigosa. Essa reportagem veio desmistificar esse estigma. Provavelmente, as pessoas tiram as conclusões apenas pelos números absolutos, esquecendo que é a maior cidade do Canadá. A taxa de homicídios de Toronto em 2007 foi de 2 para cada 100.000 habitantes. Concretizando-se uma queda de aproximadamente 33% em 2009, devemos ficar em cerca de 1.4 esse ano.
Como comparação, a reportagem mostrou os números de Chicago, que tem população semelhante: 505 mortes em 2007 e 424 até agora em 2009. Incrível como, de uma forma geral, a criminalidade das cidades canadenses é menor que a das americanas. Com o Brasil, então, é até covardia comparar. A taxa de homicídios de Recife anda por volta de 90!!!

4 comentários:

Marilena disse...

Por aqui a gente perde um pouco a noção das coisas. Quando lemos jornal ou vemos noticias na tv temos a impressão de que a violencia esta chegando por aqui também, mas as estatisticas estao desmentindo isso. E ainda assim os canadenses ficam revoltados com os indices de criminalidade por aqui.

bj

Cláudio disse...

Isso é bom porque mostra que a população não tolera a violência aqui, diferente do Brasil, onde já estão todos meio que conformados...

ROBERTO PORCHAT disse...

É SE PENSARMOS DE MODO COMPARATIVO!EXCELENTE!!NO MUNDO DE HJ!!!!MAS NO PONTO DE VISTA HUMANITÁRIO SE FOSSE 1 HOMICÍDIO APENAS JÁ É MUITO ,POIS É UMA VIDA!!CLARO A MAIORIA DOS HOMICÍDIOS EM TORONTO ESTÁ RELACIONADO COM GANGUES!!!EM UMA POPULAÇÃO DE MAIS DE 5 MILHÕES ,ESTÁ EXCELENTE !!!A MINHA SANTOS QUE NÃO É UM CANADÁ É BEM BAIXO ESTA EM TORNO DE 10 POR ANO E A POPULAÇÃO É EM TORNO DE 500 MIL!! PARA O NÍVEL DE BRASIL ,ESTÁ EXCELENTE!!!!!HÁ CANADÁS NO BRASIL COMO SANTOS!!E SÃO CAETANO,MAS NA MAIORIA DA VEZES HÁ MUITAS MAZELAS ,POBREZA ACENTUADAS(MISÉRIA)!! DEUS ABENÇÕE O BRASIL E ESTE MARAVILHOSO PAÍS QUE É O CANADÁ!PARA MIM O MELHOR DO MUNDO!

Jana disse...

Chega da vontade de rir... Aqui em Pernambuco em 2009 a taxa anual de homicídios caiu para 3050. Contando os dias pra fugir desse caos =D