quarta-feira, 11 de abril de 2007

Relato de entrevista de seleção do Québec - Alex

As entrevistas de seleção do Québec estão a todo vapor em SP.
Transcrevo abaixo o relato de Alex, um membro do grupo "canadaimigration" do Yahoo Grupos:

"Coleg@s,

Descreveremos abaixo o transcurso da nossa viagem a São Paulo e da nossa entrevista para obtenção do Certificat de Sélection du Québec (C.S.Q.).

O nosso entrevistador foi o M. Daniel Leblanc e ficamos muito satisfeitos com a forma que formos recebidos por ele e estamos felizes pela obtenção do Certificat de Sélection du Québec (C.S.Q.).

QUEM SOMOS NÓS

Sou Alex, tenho 38 anos, jornalista, fluente em francês e em inglês (tenho DALF e Diplôme de Français de l’Université de Nancy I, II, III) , e estava apresentando minha candidatura juntamente com meu cônjuge de direito, que tem 31 anos, funcionário público, francês intermediário, ainda cursando faculdade. Entramos com nossa papelada no Escritório do Québec em Buenos Aires no mês de outubro de 2006. Somos remanescentes da “Geração Roche Paquette” (que ministrava palestras informativas sobre o Processo de Imigração para o Québec maravilhosamente bem).

A VIAGEM

Viajamos para São Paulo no domingo passado, à noite, para a entrevista que ocorreu ontem, terça-feira, no Hotel Crowne Plaza, na Rua Frei Caneca, próximo à Avenida Paulista. Nossa intenção era de chegar um pouco mais cedo em SP, descansar na segunda e estar bem dispostos para a entrevista na terça-feira.

A IDA AO HOTEL

Como estávamos em um hotel próximo ao Crowne Plaza, resolvemos chegar com antecedência naquele hotel. Nos dirigimos à recepção e fomos informados exatamente onde estava a sala de entrevistas do M. Leblanc. Ao chegar lá, encontramos os avisos da entrevista e mais duas cadeiras para esperarmos sentados pela nossa vez.

ESPERANDO PARA SER ENTREVISTADOS

Passados uns 30 minutos, saem duas pessoas da sala de entrevistas e se despedem de nós... de repente, sai da sala o M. Leblanc se apresentando, pedindo desculpas pelo pequeno atraso e nos pedindo uns cinco minutinhos para que ele preparasse a sala e a nossa documentação para nos atender (tout dit en français...)

A ENTREVISTA COMEÇA

Fomos chamados para entrar. O M. Leblanc se apresentou, confirmou a nossa presença, nos pediu para se apresentar, quem era o solicitante principal e quem era o cônjuge de direito. Pediu para demonstrar exatamente como era o nosso nome e sobrenome e a forma pronunciada em português e em francês.

É necessário que se diga que a entrevista foi toda em francês.

Nos perguntou se era a primeira vez que solicitávamos imigração para o Québec, se já tínhamos alguma vez estado no Canadá, datas e locais de nascimento, idade, endereço de residência atual, se o endereço tinha mudado após ter feito o pedido para o Escritório em Bs.As, qual era o nosso estado civil, desde quando estávamos juntos, se tínhamos filhos, qual eram nossas áreas profissionais, jornada de trabalho, nossas formações acadêmicas e técnicas, as instituições onde tínhamos estudado, como – onde – quando aprendemos o francês (instituição e cursos feitos), se falávamos inglês (foi uma pergunta só em inglês e nada mais), se tínhamos amigos ou parentes no Canadá, quem eram, onde moravam... como são as nossas famílias aqui no Brasil, onde moram nossos pais, se eles têm vontade de imigrar conosco e se temos irmãos e irmãs que também querem emigrar.

O que nos ajudou nesse processo preparatório para a entrevista foi o Blog maravilhoso do Luis e Tati no Québec. Lá tem uma seção que traz as perguntas que são geralmente feitas na entrevista de obtenção do CSQ e podemos dizer que 90% daquelas perguntas fizeram parte do nosso interrogatório. Esse roteiro de perguntas pode ser acessado no seguinte endereço eletrônico: http://pplano.blogspot.com/2005/12/provveis-perguntas-da-entrevista.html

PERGUNTAS CLÁSSICAS QUE SÃO FEITAS PARA TODOS

Eis aqui três perguntas nos foram feitas e que fatalmente vão ser as mesmas em sua entrevista: por que queríamos imigrar para o Québec, o que sabíamos a respeito dessa província do Canadá e por que queríamos deixar o Brasil.

COMPROVAÇÃO DA PAPELADA

Prepare-se de maneira bem organizada porque o entrevistador vai querer ver tudo. Por isso, leve seus documentos originais divididos em várias pastas (documentos pessoais, diplomas de formação educacional e certificados, lista de seus bens / IRPF / contracheques, comprovantes de emprego, etc.).

Aquelas pastas que vêm divididas em várias folhas de plástico são ótimas, porque alguns documentos são checados simplesmente com os olhos do entrevistador e alguns outros (os mais importantes) ele vai tirar da folha plástica para poder ser checado minuciosamente por ele.

O M. Leblanc nos pediu para ver praticamente tudo. Como estávamos bem organizados quanto a isso, ele nos agradeceu por otimizar o tempo da entrevista pela checagem bem prática da documentação.

Lembre-se de uma coisa: tudo aquilo que você preencheu no formulário enviado para Buenos Aires vai ser checado. Para cada documento apresentado, ele certifica com uma marca “ok” no seu formulário.

EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS

O M. Leblanc nos perguntou quais eram as nossas expectativas profissionais no Québec, se tínhamos conhecimento do mercado de trabalho e se tínhamos feito alguma pesquisa sobre esse assunto. Felizmente, nós tínhamos impresso vários anúncios de emprego na nossa área profissional que tinham nos interessado e também empregos “alternativos” ou abaixo do nosso nível de formação, contudo não adiantava se candidatar sem ter o visto de residente ainda. Ele adorou ver os anúncios impressos e nos fez muitas perguntas sobre o que eram, quais eram as empresas, se sabíamos do que se tratava e se não nos importávamos em começar por um emprego de nível mais básico.

Ele deixou bem claro que era importante demais para nós sabermos o que teríamos de passar no início e que certamente não encontraríamos o emprego tão sonhado logo assim de cara, ao desembarcar no Québec e que isso levaria um certo tempo e paciência e que dependeria do nosso desempenho. Ele enfatizou que o Governo do Québec não garante emprego para imigrantes recém-chegados à Província e que nós tínhamos de correr atrás do emprego, ou seja, que não esperássemos que o emprego corresse atrás de nós.

QUANTIA NECESSÁRIA PARA EMIGRAR

O M. Leblanc nos pediu para ver a quantia que tínhamos economizado desde já para emigrar e ainda preenchemos outro formulário onde nós nos responsabilizaríamos por aquele período inicial de três meses nos Québec.

CONFERINDO TUDO

Já lá pelos 50 minutos de entrevista, o M. Leblanc fez toda uma revisão do que foi apurado, digitou inúmeros códigos no computador e de repente começamos a ouvir o barulho da impressora funcionando – esse era o sinal de que tudo tinha dado certo.

FINALIZANDO...

Ele imprimiu os certificados, nos orientou como devíamos proceder para dar entrada no Processo Federal, os nossos prazos, nos deu um guia para o imigrante, várias folhas contendo informações e endereços de web sites para futuros imigrantes e nos desejou boa sorte.

IMPRESSÕES

O M. Leblanc é muito simpático e astuto. Ele faz várias perguntas para obter a mesma resposta nossa. Às vezes, parece se fazer de desentendido, mas a gente sabe que ele está cumprindo a função dele de checar se você realmente sabe o que está falando.

Não é preciso ficar intimidado com ele. Se ele percebe que você está muito ansioso ou nervoso com a situação, ele lhe dá um sorriso, fala algo cômico para lhe distrair e sabe muito bem como lhe deixar à vontade.

Caso você não compreenda direito uma ou outra pergunta que ele lhe fez, você pode dizer que não entendeu e pedir para repetir ou perguntar mais devagar. Ele não reclama disso, muito pelo contrário, ele quer que você o compreenda da melhor forma.

ENFIM

Prepare-se da melhor forma. Vale a pena fazer uma entrevista simulada com seu professor de francês e estar com as respostas na ponta da língua.

Vou deixar uma outra mensagem de e-mail contendo algumas dicas preparatórias para todos aqueles que vão passar por esse processo.

Feliz Processo de Imigração para todos.

Um abraço,

Alex
Brasília - DF"

2 comentários:

Anônimo disse...

Cláudio...parabéns pelo publicado. Muito bom mesmo !

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog.
Obrigado pelas dicas.
Espero estar iniciando o meu processo no mês que vem .
Gostaria, se possível, de contato direto com vocês.
demetriocosta@hotmail.com
Abraços