quinta-feira, 1 de maio de 2008

Auxílios do governo no Canadá

Seguindo a sugestão de Sandro, esse post é sobre os auxílios do governo disponíveis, em geral, para famílias de baixa renda e/ou com filhos.
Listo aqui os que nós conhecemos. Além dos auxílios do governo federal, cada província também possui seus próprios programas.

  • GST/HST credit - A idéia desse crédito é ser uma espécie de "reembolso" do imposto cobrado sobre produtos e serviços. É um crédito que ocorre a cada 3 meses, em janeiro, abril, julho e outubro, e o valor depende da renda familiar e outros fatores, como estado civil e quantidade de filhos menores de idade. A partir de determinada renda, você não tem mais direito;
  • Universal Child Care Benefit (UCCB) - É um valor mensal de 100 dólares para cada filho menor de 6 anos, independente da renda familiar. Esse valor é destinado a ajudar no pagamento de creche ("child care"), como o nome sugere, mas você recebe independente de seus filhos freqüentarem algum child care e pode usá-lo para o que quiser. Esse valor é considerado como renda tributável, ou seja, você tem que pagar imposto em cima dele, quando declarar seu imposto de renda;
  • Canada Child Tax Benefit (CCTB) - É um pagamento mensal não-tributável para auxiliar nos gastos com filhos menores de 18 anos. Varia de acordo com a quantidade de filhos e a renda familiar.
  • Através desse programa, o governo pode depositar até $500 ou mais numa RESP (plano de "previdência" destinado a custear os estudos dos seus filhos) para ajudar-lhe a poupar para uma universidade para seus filhos futuramente.

Outros programas federais podem ser encontrados aqui, assim como links para programas provinciais.

Aqui em Toronto, também existe o Ontario Child Benefit, que complementa o CCTB, e também varia de acordo com a renda familiar. A prefeitura de Toronto também subsidia (ou não) parcialmente ou totalmente o valor da creche, dependendo da renda familiar.

Essa é uma visão bem geral das coisas que pesquisamos. Cabe a cada um também pesquisar os benefícios da província onde vai morar e até mesmo outros não citados aqui e verificar se é elegível para recebê-los.

2 comentários:

Sandro e Família disse...

Queria agradecer o post bem explicativo que com certeza ajudará aos futuros imigrantes.

Abração

Anônimo disse...

Olah Claudio,...

Acabei de entrar no nosso blog e encontrei um post seu, obrigado pelas boas vindas e jah constatei que encontrarei no seu blog informacoes importantes para tambem repassar para outras pessoas que possam futuramente ter a mesma vontade que a nossa, imigrar para o Canada.
Um abraco para voce e toda a sua familia, esperamos que a sua filhinha jah esteja muito bem de saude.
Erivaldo & Edjane

erivaldo5@yahoo.com