terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Acompanhamento com o obstetra

Ao completar 3 meses de gestação, passamos a ser acompanhados por um obstetra ou uma doula, mas essa escolha é feita pela paciente quando ainda está sendo acompanhada pelo seu médico de família. Fizemos duas ultrassons, a primeira com 9 semanas (apenas para confirmar a idade gestacional), a segunda com 12 semanas (translucência nucal) e a próxima será no próximo mês. A primeira ultrassom foi realizada no Hospital Sunnybrook, muito bom ver o bebê bem ativo :). A segunda realizamos no Mount Sinai, muito ruim por sinal o profissional que realizou o exame, não estou falando da capacidade profissional, estou me referindo a frieza como tudo aconteceu. Não consegui ver o bebê, pois eles não viram a tela para paciente, fiquei lá deitada olhando para o teto, literalmente um saco. Pelo menos Cláudio estava lá acompanhando e conseguiu ver. Já acho um absurdo você não ter o direito de ficar com o exame como no Brasil, ter que pagar 5 dólares por cada foto do bebê que você quiser já que o exame você nem sonha em pegar. Bom, mas na próxima vou ter a ousadia de pedir para ver, se eu vou levar uma bronca ou não, só vou saber lá.
Antes da consulta com obstetra, precisamos passar por uma entrevista com uma enfermeira que é feita por telefone, mas como ainda não me sinto segura no meu inglês, a entrevista foi feita pessoalmente e marcada minutos antes da consulta com o obstetra. A enfermeira foi realmente um doce, fez a entrevista inicial que no Brasil é feita pelo seu obstetra, por eu ter feito uma cesárea no Brasil, perguntou qual o tipo de parto que queria e mais uma vez optei pela cesárea, usou o aparelho sonar para escutar o coração do bebê e fiz algum outro exame. Ela também já deixou a próxima consulta marcada e falou que a próxima ultra seria com 19 semanas... legal!!! Depois de tudo isso ela deixa a gente na sala que ia ser atendida pelo médico e você fica mofando até ele um dia vir te atender. Depois de criar o mofo, o médico chega, olha para sua cara, dá aquele sorriso de quem comeu e não gostou, olha para sua pasta e tenta ler o que a enfermeira escreveu, mas como os óculos dele precisam ser renovados, ele não conseguiu ler, e olhou para Cláudio e perguntou se ele sabia o que estava escrito ali... confiança demais ele passou né? Bom depois de Cláudio falar que era a data da próxima consulta, ele olhou para nossa cara e disse: "That's all", ou seja, podem ir para casa que a consulta que não começou acabou. Pensei eu: além de cego é surdo, não deve ter entendido o que Cláudio falou, e é verdade, pois segundo ele a data que estava marcada a próxima consulta é para realizar a terceira ultra, ou seja, com 16 semanas. Não estou querendo tirar conclusões precipitadas à respeito do meu médico, que no site http://www.ratemds.com/ tem a pontuação máxima, mas também não vou criar expectativas. Estou querendo considerar que a enfermeira fez a triagem, e que na próxima consulta vai ser diferente, se não for , mudar vai ser a solução.
Vamos ver as cenas dos próximos capítulos o que vai acontecer....

Um comentário:

Anônimo disse...

Meus caros :
li os ultimos dois posts que vcs escreveram, para um casal com uma crianca tao pequena e recem chegados ao Canada, admiramos a vossa coragem de ja vir outro membro da familia a caminho!mas de qualquer forma os nossos muitos parabens ; estranhamos que nao tivesse averiguado certos promenores antes de terem para ca vindo e passamos a explicar : isso iria evitar certas surpresas e melindres ! nao entendemos tambem como podem dizer que aqui a comida nao presta = boa para fazer dieta ?? onde ???porque ? Toronto como uma cidade cosmoplita e onde ja vivemos ( moramos nos arredores em Brampton ) da-nos uma opcao de escolha de um leque muito variado de restaurantes, supermercados, lojas etc.Sabemos que esta opcao nao e muito viavel para individuos recentemente chegados ao Canada pois ha que fazer sacrificios e muitos emigrantes nao teem logo trabalho como o Claudio teve.Ha que comprar tudo para uma casa, achamos que fica mais barato ir ao super comprar a comida e prepara la em casa, desconhecemos o que comiam na Bahia, mas dizer que aqui eh bom para dieta poupem-nos e nao e justo. Sera que estao com saudades de um bom sarapatel e de uma comidinha baiana?
entao carro e barato, o Corola apesar dos quase 30 mil dolares e carro popular ! boa ! entao nos temos carro popular e nao sabiamos.Os seguros o chamado " no fault insurance " faz com que os mesmos se tornem mais caros, mas tambem, beneficia individuos como voces, que estao aqui ha pouco e pagam um pouquinho mais que individuos, que vivem aqui ha muito.Os seguros podem ser caros por causa de acidentes dados pela faixa mais jovem.Casas : preco ridiculo onde ? tudo depende do local onde se pretende viver, mas ate nas boas areas de Toronto os precos nao sao tao caros assim, estes sao a nivel nacional.Sistema de saude : se nao gostam do medico, bom remedio mudam , o nosso sistema aqui pode nao ser perfeito mas e gratuito e da vos a hipotese de escolha, e a comparacao com o privado brasileiro nao tem nada a ver, a nao ser que uma pessoa esteja restrita por problemas de outra ordem : localizacao e nao de falar o idioma, mas na maior parte das vezes eles ( os Hospitais ) oferecem servico de interprete, tudo isso pago pelos nossos impostos.Lemos que voces estao em contagem decrescente para a Cidadania, ficamos pois muito surpresos que pessoas que criticam o Canada desta forma ainda ousem a pensar na cidadania, ou sera que estao cansados de serem Brasileiros ? sera que o Brasil aceita dupla cidadania ?ja pensaram numa possivel perda da vossa ? melhores cumprimentos e boa sorte na gravidez e na vossa vida e aprendam a gostar e a apreciar mais este Canada, que se nao fosse assim tao bom , com o teria tanta gente a querer vir para ca ?
Teresa e Mario

ps :
nem todos os emigrantes teem a sorte de comecar a trabalhar logo a seguir a chegada , muitos sofrem muito, logo sejam gratos a Deus e aproveitem essa bencao dos ceus. Eu por exemplo estive desempregado 1 ano e meio e o meu primeiro emprego foi um survival um emprego bem mixiruco na Sears e dominava 3 linguas : o Portugues, o Frances e o Ingles e nestas duas ultimas mesmo fluente sem estar sequer com sotaque