sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Respondendo aos "Anônimos" Mario e Teresa

Sobre o comentário deixado no post do obstetra:

Primeiramente quero lhe dizer que críticas no nosso blog sempre serão bem vindas, mesmo que não concorde com o nosso ponto de vista, mas desde que sejam construtivas. Muitas pessoas tem discordado das nossas opiniões ou acrescentado algo, e para essas pessoas dou meu muito obrigado, pois tenho aprendido bastante com elas e sou muito grata a todos os comentários feitos. Todas as opiniões dadas no post de "1 ano de Canadá" são estritamente pessoais e é a forma que nós enxergamos o Canadá (Toronto, mais especificamente), mas cada um tem sua visão. O que demos foi nossa opinião.


Mário: "Meus caros :
li os ultimos dois posts que vcs escreveram, para um casal com uma crianca tao pequena e recem chegados ao Canada, admiramos a vossa coragem de ja vir outro membro da familia a caminho!mas de qualquer forma os nossos muitos parabens ; estranhamos que nao tivesse averiguado certos promenores antes de terem para ca vindo e passamos a explicar : isso iria evitar certas surpresas e melindres!"
Respondendo: Viemos com uma criança "tão pequena" por escolha nossa, nós a amamos muito e não nos arrependemos, pode ter certeza se fosse hoje faríamos exatamente igual. Aliás, um dos principais motivos da mudança é proporcionar um futuro melhor para os nossos filhos. Para tudo isso houve muito planejamento. Não sei de que surpresa ou melindre está se referindo. Antes de vir para cá pode ter certeza que pesquisamos bastante, acompanhamos vários blogs, por sinal muito bons e continuamos acompanhando até hoje, e listas de discussão. A maioria dos pontos negativos levantados nós já sabíamos (ou já esperávamos) antes de vir. Mas o que digo a qualquer imigrante e por nossa experiência, é que surpresas sempre irão existir, sabe por quê? PORQUE NINGUÉM PENSA IGUAL. Você deve saber, já que está aqui, que a verdade do que é realmente viver no Canadá não se encontra em nenhum blog - eles podem lhe ajudar e muito, como nos ajudaram - a verdade você sabe quando começa a experimentar e tirar suas próprias conclusões.

Mário: "nao entendemos tambem como podem dizer que aqui a comida nao presta = boa para fazer dieta ?? onde ???porque ? Toronto como uma cidade cosmoplita e onde ja vivemos ( moramos nos arredores em Brampton ) da-nos uma opcao de escolha de um leque muito variado de restaurantes, supermercados, lojas etc.Sabemos que esta opcao nao e muito viavel para individuos recentemente chegados ao Canada pois ha que fazer sacrificios e muitos emigrantes nao teem logo trabalho como o Claudio teve.Ha que comprar tudo para uma casa, achamos que fica mais barato ir ao super comprar a comida e prepara la em casa, desconhecemos o que comiam na Bahia, mas dizer que aqui eh bom para dieta poupem-nos e nao e justo. Sera que estao com saudades de um bom sarapatel e de uma comidinha baiana?"
Respondendo: Devo esclarecer que não viemos da Bahia, e sim de Recife. Quando dizemos que a comida aqui não é tão boa, estamos nos referindo ao nosso paladar, que é muito pessoal. Também não queremos dizer que não existe comida boa aqui, senão já tínhamos voltado. Estamos querendo dizer que não temos tanta facilidade de encontrar um restaurante que nos agrade, mas lógico que eles existem e já frequentamos restaurantes muito bons por aqui indicados por amigos. A comparação é da comida cotidiana. Se eu chego numa praça de alimentação do Shopping Recife ou Tacaruna, tenho várias opções de comida gostosa pra escolher. Na praça de alimentação do Eaton Centre, NENHUMA. Dá pra enrolar com uma pizza mais-ou-menos ou um sanduíche da Mac. O resto é apenas "comestível", se muito. Os cortes da carne aqui são bastante diferentes. As pizzas, não curto os molhos, A única pizza BOA que experimentei aqui até agora foi em Niagara-on-the-Lake e, convenhamos, não é uma alternativa para o dia-a-dia. Mas no post a gente se referiu exclusivamente ao paladar canadense, e não das lojas brasileiras, ou supermercados, que vendem praticamente tudo que encontramos no Brasil e, logicamente, a comida em casa também fica igual.

Mário: "entao carro e barato, o Corola apesar dos quase 30 mil dolares e carro popular ! boa ! entao nos temos carro popular e nao sabiamos.Os seguros o chamado " no fault insurance " faz com que os mesmos se tornem mais caros, mas tambem, beneficia individuos como voces, que estao aqui ha pouco e pagam um pouquinho mais que individuos, que vivem aqui ha muito.Os seguros podem ser caros por causa de acidentes dados pela faixa mais jovem."
Respondendo: Mas até os pontos positivos você está criticando? Convenhamos que um Corolla novo, custando a partir de $14.000 (ou $16.000 com os impostos), é um dos modelos mais acessíveis à venda. É um carro comum aqui e não tem o mesmo status do Corolla no Brasil, onde é absolutamente um carro de luxo, custando R$ 60.000. Bom, agora você sabe que, na nossa opinião, vc tem um carro popular! O seguro de automóveis é mais justo em outras províncias, que limitam as indenizações, o que infelizmente não acontece em Ontario.

Mário: "Casas : preco ridiculo onde ? tudo depende do local onde se pretende viver, mas ate nas boas areas de Toronto os precos nao sao tao caros assim, estes sao a nivel nacional."
Respondendo: Nós particulamente achamos que investir quase 1 milhão de dólares numa townhouse próxima à esquina da Sheppard com a Bayview é um preço ridiculamente caro, pois uma casa muito melhor encontramos em Whitby (como a nossa amiga Rosa tem nos mostrado) por $300 mil, isso para nós é uma diferença ridícula. Um bom apartamento de 3 quartos não sai por menos de $400 mil em Toronto. Claro que existem opções mais baratas, casas de 300 mil ou menos, mas são muito ruins e/ou muito mal localizadas. Na nossa opinião, uma boa casa, 4 quartos e 2 banheiros (não muito grande nem pequena demais) bem localizada em Toronto deveria custar $400 mil. Acima disso, casas de luxo. Esse seria um preço justo. Mesmo a tal casa em Whitby, por ser longe, se torna cara. Os imóveis são excessivamente valorizados.

Mário: "Sistema de saude : se nao gostam do medico, bom remedio mudam , o nosso sistema aqui pode nao ser perfeito mas e gratuito e da vos a hipotese de escolha, e a comparacao com o privado brasileiro nao tem nada a ver, a nao ser que uma pessoa esteja restrita por problemas de outra ordem : localizacao e nao de falar o idioma, mas na maior parte das vezes eles ( os Hospitais ) oferecem servico de interprete, tudo isso pago pelos nossos impostos."
Respondendo: Quanto ao sistema de saúde público aqui do Canadá, continuamos dizendo que estamos satisfeitos sim, mas para nós particularmente continua não sendo equivalente ao do Brasil, mas está suprindo as nossas necessidades muito bem. Aliás, note que ele está na lista dos pontos que nós GOSTAMOS, e não dos negativos. Claro que cabe a comparação com o sistema que tínhamos no Brasil, pois é pesando as diferenças que se chega a conclusão se vale a pena ou não. Temos que perceber os defeitos e lutar pela melhoria dele e não simplesmente se conformar que "é de graça", senão daqui a pouco vira o SUS. Um dos maiores pontos negativos foi quando chegamos numa emergência com nossa filha passando mal, vomitando e esperamos horas para sermos atendidos. Isso me preocupa muito, pois novos imigrantes estão chegando, existe uma carência de médicos e eles não tem facilitado muito a validação de diplomas de bons profissionais que estão por aqui. E olha que o sistema de Ontario é o melhor, segundo uma pesquisa que foi feita (desculpe, não tenho mais o link). Já minha médica de família estou muito feliz com ela, nada a reclamar. Mudar de obstetra não é uma coisa tão simples assim, pois existe todo um histórico de exames que estão de posse do atual, além de que a gravidez continua progredindo, não dá pra ficar pulando de médico em médico até encontrar, como poderia ser feito com um médico de família. Ainda estamos decidindo se vale a pena mudar. Já a estrutura do hospital, sabemos que é excelente.



Mário: "Lemos que voces estao em contagem decrescente para a Cidadania, ficamos pois muito surpresos que pessoas que criticam o Canada desta forma ainda ousem a pensar na cidadania, ou sera que estao cansados de serem Brasileiros ? sera que o Brasil aceita dupla cidadania ?ja pensaram numa possivel perda da vossa ? melhores cumprimentos e boa sorte na gravidez e na vossa vida e aprendam a gostar e a apreciar mais este Canada, que se nao fosse assim tao bom , com o teria tanta gente a querer vir para ca?"
Repondendo: Será que você pulou a parte onde dizemos o que gostamos em Toronto e partiu logo pros defeitos? Pois é, estamos em contagem regressiva, isso significa que o nosso pensamento é de continuar aqui e nos tornarmos cidadãos, pois estamos muito bem, gostamos muito daqui tem muitas coisas boas! Mas problemas existem e não vamos fechar os olhos para a realidade, afinal apreciamos muito o país mas não vendemos nossa alma ao Canadá. Não sei se lhe digo que meu marido teve só sorte, porque apenas sorte não dá emprego a ninguém, acredito qeu meu maridão seja um profissional muito competente, com inglês bom, não precisou dominar 3 línguas, e já recebeu outras propostas, graças a Deus até o momento estamos vendo que seguimos o caminho certo. Também não vou detonar o Brasil, pois tem muita gente que amo, e lugares muito lindos. São apenas dois países diferentes e com diferentes problemas, perfeição não existe em nenhum dos dois, mas talvez a qualidade de um se supere. Cada um vai pesar seus problemas de diferentes formas e decidir se vale a pena ou não imigrar. Para nós, a decisão é continuar no Canadá, esse país maravilhoso mas longe de ser perfeito. Nossa cidadania brasileira continua, assim como a dos outros que obtiveram a canadense. Boa sorte para você também.

8 comentários:

Fernando e Silvia disse...

Oi Eliane, parabéns pelo baby e pelo primeiro ano aí, sigo seu blog mesmo antes de partirem. Boa Sorte , que venham muitos e muitos anos para vocês, cheios de realizações, conquistas e muitas alegrias para sua família. Um abraço,
Silvia

Sweet Canadian Life disse...

Elaine,
Mandei um email pra voce com o meu telefone. Me liga, ta'?
beijos,
Denise

Anônimo disse...

Queridos Elaine e Cláudio acompanho o blog de vocês desde que chegaram no Canadá. Vocês estão certos em mostrar a realidade do que realmente é morar no Canadá, estarei chegando nessa terrinha gelada no próximo mês. Isso mesmo pessoal, nada de baixar a cabeça, não é pq saíram de um país de terceiro mundo que terão que baixar a cabeça pra tudo em um país de primeiro mundo. Nenhum lugar é perfeito e mesmo a gente que ainda não saiu do Brasil sabe disso.
Continuem com o bom trabalho com o blog.

Fernando Previdente
(fernando.previdente no gmail.com)

Anônimo disse...

Olá Eliane,
É a primeira vez que escrevo para vcs e gosto muito do blog. Parabéns pelo novo bebê e desejo muitas felicidades. Gostei do post 1 ano de Canadá, pois na minha opinião vcs foram muito sinceros apontando, dentro das suas experiências, o que tem de bom e os pontos que deveriam ser melhorados, sem ofender ou iludir ninguém que queira imigrar. Brasil e Canadá são diferentes sim, e não é o caso de vcs, mas já percebi que tem gente que acha que foi para o primeiro mundo e acha que o Brasil é o pior lugar do mundo (e as pessoas que deixaram lá? o passado se apaga? e os amigos). Enfim,ótimo post de pessoas inteligentes.
Prá mim vocês tem tudo para vencer aí ou em qualquer lugar do mundo.

Um abraço,

Alexsandra

Anônimo disse...

Oi Elaine,

Me desculpe por escrever seu nome errado no comentário anterior.
Um abraço,
Alexsandra

Lucianna disse...

Ola Elaine,

primeiro prarabens pelo bebe e pelo aniversario de 1 ano de Canada... Olha, eu conconrdo com vc em muita coisa naquele post de 1 ano (principalmente no preco das casas) e tambem acho que opiniao e pessoal, o que seria do mundo se todos pensassemos da mesma meneira, ne?! Nao liga pra esse povo que gosta de criticar soh por criticar... Suas opinioes sao validas, importantes e com certeza devem ser respeitadas... o povo que nao tem mais o que fazer :)

Bjs

Nós4 disse...

Amiga,
Demorei pra ler a "resposta", mas aqui estou...
Fiquei só imaginando a sua cara "arretada", tendo que esclarecer todos os pontos que parece, não foram bem entendidos pelo leitor em questão.
Gostei da resposta, mas não se estresse, não!!!
Lembre-se que você está num estado interessante e eu quero meu (minha) sobrinho(a) bem tranquilinho, viu??
E fique na expectativa que estou tentando me organizar para irmos aí lhes visitar!!
Parabéns pelo 1º ano de Canadá. Há dois anos atrás estávamos começando a nos conhecer e, graças a Deus só tenho visto vitórias no caminho de vocês. Sabe por quê??
Porque vocês são abençoados e merecem tudo de bom sempre!!

Beijão e que venham mais 2 anos de Canadá, no mínimo!!

:= disse...

Algumas pessoas não conseguem entender que o que se escreve em blog é uma opinião muito pessoal. Costumo usar uma frase dita pelo Paulo Henrique Amorin uma vez:
OPINIÃO NÃO É A VERDADE!
Pessoas têm visões de mundo diferentes e graças a isso existe discussão e mudanças. Já pensou que chatisse se todo mundo pensasse igual?
Bjs